quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Poder das Mãos

Poder das Mãos: elas curam, mostra pesquisa da USP/Unifesp

maos
Por Luísa Borges
Tem muitas coisas que fazemos instintivamente. Uma delas é colocar as mãos onde sentimos alguma dor ou algum incômodo, da mesma forma que a mãe coloca às mãos no "dodói" do filho e a dor passa.
Mas, que poder é esse que tem as mãos para realizar curas?
A cura através das mãos é tão antiga quanto a humanidade.
Em todas as culturas, filosofias ou religiões existem registros do uso de métodos de cura através da imposição das mãos.
Foi com o toque das mão que Jesus realizou muitas curas, e depois da sua morte essa prática permaneceu através de seus apóstolos e discípulos.
Grandes mestres da humanidade usaram e usam as mãos para curar.
Várias pesquisas e estudos tem sido feitos para comprovar as curas realizadas por meio da imposição das mãos como no caso do Johrei, praticado na Igreja Messiânica; do Reiki, técnica ligada ao budismo, e também de religiões como o espiritismo, que praticam o chamado "passe".
Recentemente, um estudo feito pelo cientista Ricardo Monezi, da Faculdade de Medicina da USP e da Unifesp, comprovou que a energia liberada pelas mãos tem poder de curar.
Ele obteve resultado em ratos com câncer e em idosos com problemas causados pelo estresse.
No caso dos ratos, os animais foram separados em três grupos: um não recebeu nenhum tipo de tratamento, outro foi tratado pela técnica de imposição de mãos e o terceiro grupo de ratos com câncer apenas foi coberto com luvas térmicas.
O resultado mostrou que a imposição de mão fez com que o sistema imunológico dos animais destruísse os tumores.
Quanto aos idosos, os benefícios constatados pelo doutor Monezi foram redução da tensão, do estresse e de sintomas da ansiedade e depressão.
Embora a ciência atual ainda não tenha uma opinião exata sobre esses efeitos, a classe médica começa a aceitar a eficiência das chamadas terapias holísticas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já recomenda o Reiki e outras práticas energéticas como complementares à medicina tradicional.
A OMS reconhece que 85% das doenças conhecidas poderiam ser tratadas sem o uso de medicamentos alopáticos, principalmente com a mudança de hábitos, costumes e atitudes.
E para usar a imposição das mãos não é preciso ser santo nem ter dons especiais.
Qualquer pessoa pode aplicar. Basta aprender algumas técnicas e, principalmente, estar em sintonia com energias positivas.
O importante é saber que cada um de nós tem dentro de si um Universo, ainda que pouco conhecido, capaz de transformar a própria vida no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores