quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DICAS PARA ECONOMIZAR

  1. Não compre por impulso: por mais que tenha achado interessante o produto, avalie muito bem antes de comprar.
      Muitas vezes, compramos coisas que passado uma, duas semanas, já não conseguimos entender porque motivo adquirimos aquilo.
Infelizmente, somos muitos suscetíveis a produtos novos, novidades e assim mesmo que não o precisemos acabamos por comprar e gastar o nosso rico dinheirinho de forma supérflua.
 
  1. Poupe: se você tem preocupação com as suas finanças pessoais é imprescindível que se planeje para começar a criar o habito de poupar e investir pensando no futuro como algo muito próximo e que necessita de cuidado. Dicas financeiras  também envolvem o ato de poupar.
  2. Compre após as datas comemorativas: um exemplo simples que ilustra bem o que eu estou querendo dizer: NÃO COMPRE ROUPA DE INVERNO NO INVERNO, MAS SIM NO VERÃO. Compre roupa de verão no inverno, compre presentes bem antes do Natal ou Dias das Crianças e por aí vai...
  1. Viaje em baixa temporada: na alta temporada, os preços sobem muito, dependendo do destino, em baixa temporada você pode conseguir descontos surpreendentes se comparados com a alta temporada. Acesse qualquer site de viagens e faça simulações e verifique quanto é possível economizar.
Já pensou em utiliza a pontuação dos cartões de crédito para comprar passagens ou produtos? Esta dica financeira é muito interessante.


  1. Pague sempre à vista: por mais que determinadas loja digam o preço à vista pode ser parcelado em “n” parcelas, porém, tente negociar e pergunte quanto que pode fazer pelo produto se você realmente pagar à vista.

Você observará que conseguirá um desconto surpreendente. O pagamento à vista é uma excelente moeda de troca e compensa muito ser utilizado.


  1. Reduza as despesas mensais: por mais que pense ser impossível a redução de tais despesas, coloque tudo na ponta do lápis e verifique quantas coisinhas baratas e desnecessárias são compradas. Não seria possível cortá-las para o mês seguinte?

Pense que hoje existe muita concorrência entre os mais variados tipos de serviços e que há diferença nos preços.
Por exemplo, tinha um plano de tevê por assinatura com mais de 100 canais, no entanto, assistíamos basicamente quatro ou cinco canais, optei por um plano mais barato e esta despesa caiu quase 50% do valor; o mesmo vale para telefonia celular, telefonia fixa, gastos com eletricidade e água, sempre há uma forma de reduzir custos.


  1. Controle as suas despesas: além de reduzir as suas despesas, você também necessita controlá-las. No importa o valor, pode parecer irrisório, mas pense que valores baixos vão se somando e acabam prejudicando o orçamento doméstico.

Não permita que gastos desnecessários aconteçam, policie a você e a sua família, para que se habitue a gastar com o que realmente for necessário.


  1. Pesquise preços: nunca compre na primeira loja que entrar, faça pesquisas pela internet ou em duas, três lojas antes de fechar negócio. Não tenha pressa de finalizar a transação Se você está lendo este artigo é porque tem internet em sua casa, então desfrute desta ferramenta poderosíssima e pesquise sobre o produto que deseja. Como economizar? Pesquisar preços é imprescindível.

Caso em sua cidade, não encontre o produto mais em conta, peça pela internet e desfrute do melhor preço localizado.

  1. Aproveite liquidações e pontas de estoque: pelos mais variados motivos, o comercio em geral costuma oferecer os seus produtos em situações mais vantajosas e esta é uma boa oportunidade para se comprar.


  1. Pechinche: não tenha vergonha deste artifício, use e abuse. A loja e o vendedor têm mais interesse no sucesso da transação do que você mesmo. Se você pagar a primeira proposta, com certeza você estará perdendo muito dinheiro, portanto, mesmo que você esteja morrendo de vontade de adquirir o bem, resista à tentação e exija um preço melhor e você com certeza, verá que alguma coisa pode ser tirada do preço original proposto. Como economizar? Pechinchar é fundamental.


  1. Não use o seu carro: se você não tem carro, só o compre se realmente for imprescindível para a sua vida, caso contrário, use ônibus ou táxi, que são meios de transporte muito mais vantajosos do que ter o próprio carro.Como economizar? Ande mais a pé.

Caso contrário, se você já tem um carro, tente usar o mínimo possível, talvez revezando com colegas de trabalho, indo a pé trabalhar ou de carona, pois o custo com combustível e manutenção costuma dificultar muito as finanças pessoais da família.


  1. Viva num padrão de vida inferior: se você tem um padrão de classe B, viva com o “conforto” de uma classe C, habitue-se a sempre ter um padrão de vida abaixo do que é a sua realidade atual.


  1. Divida o seu salário: por exemplo, 10% do seu salário devemos ser reservados para poupar, 30% para custos com a casa, 30% para escola e os 30% restantes para lazer. Este é apenas um modelo que pode ser alterado de acordo com cada realidade.

Se ao final do mês, determinada reserva acabar, deve-se planejar de forma diferente para o mês seguinte, de preferência podando despesas para que o orçamento de adapte a realidade da familia.

  1. Registre todas as despesas: não basta tentar cortar e controlar as despesas, mas também registrá-las de forma minuciosa.

Você gastou dois reais com um café, marque na sua planilha e saiba quanto você gastou efetivamente com café ao final do mês. Descobrirá que coisas pequenas que você sempre pensou não fazerem diferença, acumuladas podem ajudar ou complicar o seu orçamento doméstico.


  1. Sempre que for às compras saiba exatamente o que deseja: se você vai à loja para comprar um ferro de passar roupa, não volte da loja com uma TV de 50 polegadas e sem o ferro de passar roupa.

Compre aquilo que realmente precisa e resista à tentação.
Da mesma forma, que quando for ao supermercado, faça uma lista do que precisa e compre exatamente o que está descrito na sua lista, nada mais daquilo que está previsto.

  1. Utilize uma planilha financeira: com a popularização da internet, planilhas financeiras eletrônicas estão disponibilizadas em muitos sites e de forma gratuita e o seu uso constante, pode fazer com que se mude conceitos e se ganhe uma cultura financeira.

Você aprenderá que realmente tudo o que é lançado nela merece ser estudado e analisado, fazendo-se comparações de um mês com o outro para tentar conter as despesas e sobrar mais dinheiro em caixa.

  1. Dê dicas de finanças pessoais aos seus filhos: não adianta apenas você querer mudar o seu comportamento financeiro se o restante da família continuar no mesmo padrão de gastos. Tente transmitir a todos os integrantes da família, que o assunto é sério e todos necessitam fazer a sua parte para que consigam obter o sucesso pleiteado.


  1. Não compre por modismo: a propaganda realmente é algo fantástica, quantas vezes não vimos uma marca na tevê, ou na internet e vamos à loja querendo aquele mesmo produto, mesmo que nunca o tenhamos experimentado e mesmo que ele seja muito mais caro do que um produto talvez com qualidade até superior?

Portanto, não compre apenas porque é da marca X ou Y, mas compre baseado no custo benefício, não há necessidade de se comprar um produto mais caro e de qualidade inferior apenas porque ele aparece mais na televisão.


  1. Pague em dias as suas contas: pois caso contrário você pagará com multa, juros e outras atualizações, que podem aumentar consideravelmente a sua dívida.
Deixar de pagar o cartão de crédito acarreta multas pesadíssimas. 

   20  Compre a granel: muitos atacadistas permitem que particulares comprem em suas prateleiras e lá, comprando-se pacotes de gêneros alimentícios, material escolares, entre outros itens domésticos conseguem-se preços muito melhores aos fornecidos pelos supermercados, livrarias e papelarias.

Portanto, creio que tais dicas financeiras estão ao alcance de todos os consumidores e seguindo-as há a possibilidade de se economizar dinheiro.

O quê você acha?

FONTE :http://www.financasonline.org/2011/03/20-dicas-financeiras-como-economizar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores